Soldado do CBMRS realiza Curso de Cinotecnia no CBMSC

Capacitação catarinense foi uma oportunidade para o militar ampliar seus conhecimentos no trabalho com cães - Foto: Soldado Gomes/CEBS CBMRS

A Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) do CBMRS esteve presente no Curso de Formação de Bombeiros Cinotécnicos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O soldado Ederson Gomes, que já é certificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, frequentou capacitação da instituição catarinense, que destinou vagas para outros Estados. O curso ocorreu entre os dias 17 de agosto e 2 de setembro.

Com 150 horas/aula, a especialização catarinense abordou conhecimentos e atividades que fazem parte da aprendizagem canina, manutenção e criação, teoria de comportamento da vítima, psicologia canina, princípios da busca rural, restos mortais, busca urbana e noções de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada e áreas deslizadas (BREC). Foram aplicadas provas teóricas e práticas ao final de cada módulo.

Mesmo já certificado e atuante ao lado do cão General, o curso foi de muita valia para o soldado, agregando conhecimento e experiências do CBMSC. “Foi uma experiência ímpar, pois se trata de um curso de referência, com instrutores de certificação nacional e internacional. Mesmo já sendo condutor do Cão General e da Cadela Catrina, pude tirar dúvidas, proporcionando levar muito conhecimento para o Rio Grande do Sul, repassando aos colegas”, avaliou o bombeiro militar.

A solenidade de formatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (3/9), nas dependências do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, em Curitibanos (SC). Também se formara bombeiros militares do Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.