O Brasão

Brasão CBMRS

BRASÃO DE ARMAS DO CBMRS

Decreto nº 52.596, de 14 de outubro de 2015 – Institui o Brasão de Armas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS.

HERÁLDICA

Cruz de Malta

A cruz de malta, em vermelho com bordas pretas, de quatro pétalas e oito pontas, é símbolo internacional que representa o valor e a honra, a sua história é milenar e está associada à atividade de bombeiros, que, com boa vontade e muito sacrifício, protegem seus semelhantes da destruição do fogo.

Archote

Composto por capacete, machados, mangueiras e tocha, ao centro da Cruz de Malta em fundo branco, que representa a união e a equipe, característica fundamental do trabalho desenvolvido por uma guarnição de bombeiros, que, sobrepostos, indicam o conjunto de ações do CBMRS, simbologia histórica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul que identificou a corporação por décadas, enquanto integrante da Brigada Militar.

Círculos nas cores da Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul

Três círculos concêntricos, nas cores que simbolizam a Bandeira do Estado, e, do interior para o exterior, nas cores: verde, vermelha e amarela, respectivamente, que representam o Poder Público e o povo riograndense.

Hidrante

Representa a atividade de combate a incêndio e abastecimento.

Triângulo com uma família

Representa as ações de defesa civil e a proteção da família.

Escada e croque

Representa as atividades de busca e salvamento,

Pergaminho

Prestigia a história do CBMRS, especialmente pela sua incorporação à Brigada Militar do Rio Grande do Sul, por meio do Decreto nº 5.985, de 27 de junho de 1935, assinado pelo então Interventor do Estado, General Flores da Cunha, e, além disso, também faz alusão à emancipação do CBMRS, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 67, de 17 de junho de 2014, a legislação e as atividades de prevenção e proteção contra incêndio.

Listel

Círculo externo, na cor vermelha e com bordas pretas, com aplicação, na cor branca, do nome da instituição – Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – e do ano de instalação do primeiro Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul – 1895 – na Cidade de Porto Alegre.

Arquivos anexos