Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de Operações de Salvamento em Desastres do CBMGO tem militares do CBMRS entre os alunos

Publicação:

Curso de Operações de Salvamento em Desastres do CBMGO tem militares do CBMRS entre os alunos
Curso de Operações de Salvamento em Desastres do CBMGO tem militares do CBMRS entre os alunos - Foto: CBMGO

Dois bombeiros militares do CBMRS estão participando do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD/2021) do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. A aula inaugural do 2º COSD foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), em solenidade presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Lemos, no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Goiânia.

O objetivo do 2º COSD/2021 é especializar o militar para o desenvolvimento de atividades de resposta em Operações de Salvamento em Desastres e aprimorar seus conhecimentos e instruí-los com novas táticas, técnicas e o emprego de equipamentos existentes na Corporação. Com carga horária de 350 horas, em oito semanas ininterruptas, o COSD teve início ontem (11) e previsão de término e formatura no dia 5 de março. O curso, que terá suas instruções na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar do CBMGO, vai permitir preparar a tropa para resposta a catástrofes como desastres naturais, geológicos, hidrológicos, além de colapso de edificações e colapso de barragens.

Ao todo, estão matriculados no curso 30 bombeiros militares. Além de bombeiros do Estado anfitrião, e de dois do Rio Grande do Sul, participam militares do Espírito Santo, Maranhão, Amapá, Acre, Paraíba e também da Força Aérea Brasileira (FAB). Os Soldados Leonel Afra Estanislau e Henrique Machado Souza são integrantes da Força de Resposta Rápida (FR2) do CBMRS, e servem no 3º BBM e Companhia Especial de Busca e Salvamento, respectivamente. É a segunda vez que o CBMRS envia efetivo para realizar curso no CBMGO.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS