Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul celebra 54 anos de atuação em 61 cidades dos Vales do Rio Pardo e Taquari

Publicação:

Aniversário CBM Santa Cruz do Sul
Aniversário CBM Santa Cruz do Sul

Em sua primeira viagem como governador em exercício, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participou na manhã desta sexta-feira (15) da cerimônia de aniversário do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. Com atuação em 61 municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, o batalhão tem sede em Santa Cruz do Sul.

Homenageado pela corporação, Ranolfo parabenizou o batalhão pela data e mencionou especialmente os mais de 250 agentes que integram o grupo. “Vocês fazem, todo dia, o trabalho mais bonito que alguém pode fazer e de forma anônima. Vocês merecem todas as homenagens”, afirmou o governador em exercício.

Aniversário CBM Santa Cruz do Sul
Aniversário CBM Santa Cruz do Sul
Ranolfo lembrou, ainda, que o bombeiros de Santa Cruz são grandes exemplos de um dos pilares do recém-lançado Programa RS Seguro. “Junto com inteligência e investimento qualificado, a integração, especialmente na segurança, é algo fundamental. Se não trabalharmos verdadeiramente juntos, unidos, não conseguiremos vencer a criminalidade”, acrescentou o vice-governador.

Ex-comandante do batalhão de Santa Cruz do Sul, onde construiu a maior parte de sua carreira, o atual comandante-geral dos Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, afirmou que a unidade é referência estadual. “Existe um legado de uma construção e trabalho muito bonito, e uma vontade de seguir aprimorando o atendimento à população”, destacou Bonfanti.

Além de darem ao trio de soberanas da Oktoberfest, uma das mais tradicionais festas do estado, botons da corporação, como símbolo da união e respeito aos santa-cruzenses, Ranolfo e Bonfanti entregaram comendas a 24 personalidades regionais, entre prefeitos, empresários, militares e outras autoridades, que contribuíram com o batalhão.

Atual comandante do 6º Batalhão, o tenente-coronel Gerson da Rosa Pereira lembrou do antigo lema da corporação – “salvar e proteger, proteger e salvar”, ressaltando que o trabalho dos bombeiros não se resume a apagar incêndios. “Nossa missão é preservar o patrimônio, mas, principalmente, manter, conquistar e melhorar a proteção às pessoas”, afirmou Pereira.

Históricos e importância

Aniversário CBM Santa Cruz do Sul
Aniversário CBM Santa Cruz do Sul
O 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul foi inaugurado em 13 de março de 1965, contando com o efetivo de 24 homens e uma viatura de autobomba-tanque. Na década de 1970 passou a pertencer ao grupamento de Novo Hamburgo e, somente em 1998, com a reforma na estrutura da BM, o batalhão tornou-se o 6º Comando Regional de Bombeiros. Em 2016, com a lei 14.920, recebeu a designação atual, adequando-se à nova organização do Corpo de Bombeiros.

Atualmente, o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar é composto por duas companhias, seis pelotões e três grupos operacionais de combate ao foco e salvamento, uma divisão de segurança contra incêndio, uma de operações e defesa civil e uma administrativa. Atualmente, atua em 61 municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, com um efetivo total de 252 homens e mulheres para atuar na prevenção e combate a incêndios, ações de defesa civil e na polícia judiciária militar.

Texto: Vanessa Kannenberg

Edição: André Malinoski/Secom

Facebook

Instagram

Twitter 

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS