Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Brigada Militar e Marinha do Brasil realizam ação preventiva no litoral norte

De Torres a Quintão serão retirados objetos que possam causar riscos ao banhistas.

CBMRS, PC, Brigada Militar e Marinha realizam ação preventiva no litoral norte

Bombeiros militares, policiais civis, brigadianos e marinheiros uniram esforços em prol da segurança dos gaúchos. É a primeira vez que uma ação envolve tantos órgãos.

A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, ocorreu na tarde de quarta-feira (9/12) e percorreu a costa do litoral norte gaúcho, abrangendo as praias de Torres a Quintão e mobilizou 23 profissionais, 02 moto aquáticas, 03 embarcações, 01 helicóptero, 04 Viaturas Pick-up e um caminhão de abastecimento para a aeronave.

Visando a segurança e a prevenção de riscos aos banhistas e surfistas, os esforços da operação foram em identificar e recolher objetos flutuando (a deriva) na superfície do mar ou logo abaixo desta que tivessem potencial de causar risco seja por impacto, corte ou que se enrolem em banhistas ou praticantes de esportes náuticos (surf, stand up paddle e kitesurf).

Segundo o Tenente-Coronel Morais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, durante a atividade foram avistados 04 objetos pela aeronave e com a aproximação da moto-aquática, foi confirmado que se tratavam de redes, que estavam presas nas suas ancoras, mas com o cabo de fixação da areia rompido. Portanto não estavam a deriva, e que a medida que as condições de mar ofereçam segurança para a operação, serão removidas.

Depois de recolhido, o material se não identificado o proprietário, ficará com a Policia Ambiental ou designado por aquele órgão um fiel depositário.
A Operação demonstrou a integração dos diversos órgãos de segurança, que encontram na proteção ao lazer da população durante o veraneio, um ponto de convergência, demonstrando a capacidade de mobilização e atuação conjunta coordenada.

Texto: Soldado Kelly Motter ACSP/CBMRS

Fotos: Capitão Acunha e Soldado Almeida