CBMRS participa de Simulação de Incêndio no Hospital Moinhos de Vento

Simulado mobilizou entidades das Forças de Segurança e da Saúde da Capital

Simulado mobilizou forças da Segurança e da Saúde em Porto Alegre.
Simulado mobilizou forças da Segurança e da Saúde em Porto Alegre. - Foto: Iago Shuler

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) participou do simulado de atendimento a um sinistro incêndio ocorrido neste domingo (19), em Porto Alegre, organizado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). A simulação, que envolveu mais de 100 pessoas na representação de um incêndio no Hospital Moinhos de Vento, foi a terceira iniciativa realizada pela entidade, num trabalho que vinha sendo planejado desde o ano passado e se estendeu ao longo da manhã.

Na atividade, foi simulado um incêndio no bloco 15 do Hospital Moinhos de vento, que afetou os quatro andares da edificação e gerou uma grande quantidade de fumaça. Alunos do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Faculdade FACTUM representaram as dezenas de vítimas, enquanto estudantes da UFRGS foram os observadores, acompanhando o processo e verificando a agilidade de cada etapa.

O atendimento começou no próprio hospital, com o deslocamento dos pacientes para instituições da rede da capital, com atuação do SAMU e do Corpo de Bombeiros Militar - que reproduziu o combate ao fogo e rescaldo dos danos. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Defesa Civil também participaram do evento, enquanto o Instituto Geral de Perícias lidou com as fatalidades.

Na avaliação do comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Marcelo Carvalho Soares, todo evento simulado é extremamente importante pela forma como ele prepara as equipes. “Não é somente aferir, mas até mesmo mudar procedimentos, comportamento das guarnições e fazer com que tenhamos uma condição mais próxima da realidade”, esclareceu.

Para saber mais, acesse o site do SINDIHOSPA.

Matéria: SINDIHOSPA
Edição: ACSP/CBMRS