CBMRS participa de Congresso Internacional de Prevenção ao Afogamento na Austrália

World Conference on Drowning Prevention
Sargento França na World Conference on Drowning Prevention

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio do Rio Grande do Sul (CBMRS), através do 2° sargento Jeferson França, está participando de um grande seminário mundial sobre prevenção a afogamentos, o WCPD – World Conference on Drowning Prevention. O evento acontece durante os dias de 4 a 7 de dezembro, na cidade de Perth, na Austrália. Além de reunir pesquisadores de mais de 150 países, o seminário está reunindo também as principais referências profissionais da área.

A temática principal do evento é a mitigação aos afogamentos, o que permite concentrar a atenção mundial na prevenção desta epidemia, considerada pela OMS(Organização Mundial da Saúde), com foco em moldar uma estratégia global e mobilizar as autoridades para ações preventivas futuras. Os trabalhos aprovados e apresentados pelo Comitê Científico do encontro resumem os estudos que, em breve, se tornarão publicações nos principais periódicos do mundo.

A Corporação está inserida nesse meio, tanto compartilhando nossa produção científica, quanto nos atualizando com as mais avançadas tecnologias e estratégias aplicadas à prevenção e execução do serviço de salvamento aquático, bem como de performance humana, fator de sucesso na eficiência operacional do bombeiro militar - declarou o 2° sargento Jeferson França.

Sargento França na World Conference on Drowning Prevention

As pesquisas realizadas pelo CBMRS estão alinhadas com as perspectivas da comunidade científica e as contribuições obtidas pela representação oficial deverão subsidiar um relevante incremento técnico nas pesquisas vindouras, objetivando a prevenção aos afogamentos, a inserção de políticas públicas na rede escolar e de saúde, como igualmente a melhora no desempenho operacional da corporação.

Estes esforços, conjuntamente com a formação de novos guarda-vidas militares e civis temporários, como também a aquisição de novos materiais e equipamentos para serem usados durante a próxima operação, reforçam a dedicação do CBMRS em entregar um serviço ainda mais qualificado à população gaúcha e ainda mais focada na prevenção e minimizando riscos.

Imagens: 2° Sargento Jeferson França
Texto: Soldado Vitor Hugo/ ACSP