Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CBMRS forma 20 novos mergulhadores autônomos de busca e resgate

Publicação:

CBMRS forma 20 novos mergulhadores autônomos de busca e resgate
CBMRS forma 20 novos mergulhadores autônomos de busca e resgate - Foto: Elias Ramos/ACSP CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na tarde desta terça-feira (9/5), a Formatura do Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate (CMAUT), o 1º totalmente gerenciado pela Corporação. Após oito anos sem novos especialistas na área, a Instituição passa a contar com mais 20 bombeiros militares certificados para a função de mergulhador.

O CMAUT visa capacitar bombeiros militares no serviço de busca e resgate subaquático, atendendo a demanda operacional das unidades que possuem atividade de mergulho. A formação de novos profissionais é fundamental para recomposição das guarnições de mergulhadores autônomos existentes no CBMRS, garantindo a execução do serviço de busca e resgate de pessoas ou a localização de objetos necessários ao interesse público. 

Segundo o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, os novos mergulhadores acrescentam, além de um recurso humano técnico, apto para executar as funções, uma injeção de ânimo ao efetivo já existente. “A Instituição está investindo na capacitação do seu efetivo. Não são os caminhões, os equipamentos que salvam vidas, são os bombeiros militares, os recursos humanos da Corporação. E os senhores chegam nas suas unidades para somar com técnica e, também, na motivação da tropa.”

A Major Karyn é a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS.
A Major Karyn é a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS. - Foto: Elias Ramos/ACSP CBMRS

O Curso, que teve carga horária de 360 horas/aula e durou 45 dias, formou a primeira mulher Oficial mergulhadora do CBMRS, a Major Karyn Savegnago, lotada na Academia de Bombeiro Militar. A Major Karyn, que comandou o turno durante a Solenidade de Formatura, passou  pelas disciplinas de física do mergulho, técnicas de busca subaquática, operações de mergulho, busca e resgate emergencial, adaptação fisiológica à atividade de mergulho, dentre outras.

Texto: Leonardo Andrades/ACSP
Fotos

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS