CBMRS divulga delimitação de áreas para banho na Operação RS Verão Total 2020

CBMRS divulga delimitação de áreas para banho na Operação RS Verão Total 2020
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E PARLAMENTAR

Bandeiras que sinalizam as condições da água também vão demarcar distância segura para ingresso em rios ou no mar a partir das guaritas dos guarda-vidas

Você presta atenção nas bandeiras de sinalização dos Guarda-Vidas nas praias? Ficar atento a este detalhe sempre foi importante, mas nesse Verão vai ser ainda mais fundamental para garantir tranquilidade aos seus dias de diversão nos rios ou no mar do Litoral gaúcho. Na Operação RS Verão Total 2020, além das tradicionais, localizadas acima dos postos de salvamento (guaritas), também serão afixadas bandeiras próximo da água, sinalizando locais mais específicos. Com a iniciativa, além de dar um colorido às praias, as flâmulas vão auxiliar os banhistas a identificar não apenas as condições das ondas, mas também servirão para delimitar a área mais segura para banho em determinado local.

Na quinta-feira (28/11), às 10h, na praia de Tramandaí, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) fez uma demonstração técnica de sinalização, demarcação da área de banho e esclarecimento prático do uso de equipamentos como os quadriciclos e o Life Belt – um flutuador (bóia) com cinta que se prende ao corpo e é utilizado durante o resgate. O comando-geral do CBMRS participou da atividade.

Cada área balneável apresenta um risco específico. Por termos um mar aberto, as águas são mais suscetíveis aos ventos e, consequentemente, a profundidade e a corrente mudam muito rápido. Essa dinâmica faz com que o banho no mar gaúcho ofereça maior risco para afogamento, especialmente para quem não age com cautela.

Com a delimitação da área de banho, indicadas por meio das bandeiras, os profissionais do CBMRS estão informando à população as condições do mar e qual local é mais seguro para o banho. A corporação alinhou as diretrizes, dentro das peculiaridades do litoral gaúcho, com os Corpos de Bombeiros Militares do restante do país e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, de acordo com conceitos internacionais de Prevenção ao Afogamento.

Parâmetros da sinalização

Área de Delimitação para banho - Bandeira Verde
Bandeira verde Indica que o mar está bom. Ou seja, você pode tomar banho em condições moderadas, inexistência de buracos e poucas formações de ondas, com correntes fracas ou inexistentes. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 300 metros, sendo 150 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Área de Delimitação para banho - Bandeira Amarela
Bandeira amarelaIndica que o mar oferece um risco para o banho. Significa maior necessidade de atenção. Aponta ainda alterações no mar. Você pode entrar na área sinalizada, mas deve tomar cuidado com ondas, buracos e correntes de retorno. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 200 metros, sendo 100 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Área de Delimitação para banho - Bandeira Vermelha
Bandeira vermelhaIndica que o mar está muito perigoso, apresentando grandes ondas, muitos buracos, correnteza forte e pode estar enchendo (lavando), o que significa que crianças e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser arrastadas. Nessas circunstâncias, o banho não é recomendado e o risco de emergência aquática aumenta. Neste caso, a área de cobertura do guarda-vidas é de 100 metros, sendo 50 metros de distância à direita ou à esquerda do posto de salvamento (guarita).

Avanço na água em todos os casos, seja em rios ou no mar, o recomendado é avançar, no máximo, até o limite em que água atingir a altura da cintura do banhista. Além disso, já existe o perigo de acabar sendo arrastado pela correnteza.

Medida proporciona condições para resgate ágil

Quando se obedecem as sinalizações, respeitando o limite sinalizado pelas balizas de banho, se elevam as possibilidades de que o guarda-vidas atenda um maior número de pessoas. Dentro dessa delimitação, ele consegue visualizar e estabelecer um padrão de conduta preventiva.

Além de ficar atento às bandeiras, você sempre pode contar com as recomendações dos socorristas prestando atenção aos silvos de apito utilizados para alertar os banhistas. Ao escolher um lugar na areia, prefira os locais que fiquem próximo do campo de visão dos guarda-vidas. Você pode até não vê-los no alto das guaritas, mas, se eles puderem te ver, sua proteção está garantida.