Campanha do Agasalho 2023 mobiliza gaúchos para o desapego solidário

Voluntárias tricotaram peças para bebês e crianças durante o evento

A solidariedade marcou a tarde desta segunda-feira (22/5), no lançamento oficial da Campanha do Agasalho de 2023. Um evento realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, deu a largada para o tradicional período de doações de agasalhos, cobertores e calçados para as pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Estado.

O evento contou com a participação do governador Eduardo Leite, da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, do secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e do chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, titulares das pastas que organizam a iniciativa.

Campanha do Agasalho é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro disse o governador
"Campanha do Agasalho é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro" disse o governador - Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador inaugurou a campanha, fazendo a doação do primeiro agasalho. Leite falou sobre o sentimento de coletividade e a importância de doar peças em bom estado para garantir um inverno com dignidade para quem precisa. “Campanha do Agasalho é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro e de, neste ato, doar do jeito que gostaria de receber. Essa campanha mobiliza o sentimento de toda uma sociedade para que todos façam um pouco a sua parte”, comentou. “Quando doamos uma peça de roupa para quem mais precisa, é como se fôssemos junto com a roupa para abraçar aquela pessoa. Isso, com certeza, aquece também o coração de quem doa. Já estamos tendo dias frios, mas nem perto do que ainda virá, então a hora de doar é agora.”

O evento de lançamento foi animado pela condução do comediante Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, e pela apresentação do grupo Voice In. Neste ano, a campanha faz um apelo ao desapego e à empatia, para que a população entenda a importância de doar aquilo que já não usa, mas que pode fazer a diferença no inverno de muitas pessoas. O comercial institucional, que será veiculado para mobilizar a população, apresentou o tema “Deixe suas roupas aquecerem quem mais precisa”.

O comediante Jair Kobe e o coronel Luciano Boeira durante o evento que lançou a Campanha do Agasalho - Foto: Foto: Gustavo Mansur/Secom

Onde doar

Central de Doações da Defesa Civil do RS

Permanece aberta durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Avenida Borges de Medeiros, 1.501 - bairro Praia de Belas, Porto Alegre.

• Palácio Piratini
  • Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
  • Prefeituras
  • Supermercados da Rede Zaffari
  • Banco do Brasil (ponto de coleta em 36 agências em Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba)

A população pode doar roupas e cobertores em boas condições de uso, além de calçados. O material deve ser entregue nos pontos de coleta higienizado, e os calçados acondicionados em pares.

Também apoiam a Campanha a rede de Farmácias São João e o Sindifisco.

Texto: Thamiris Mondin/Secom

Edição: Vitor Necchi/Secom

Leia a matéria completa no site da Secretaria de Segurança Pública clicando aqui.