28 de dezembro - Dia Nacional do Guarda-Vidas

20181228003

28 de dezembro - Dia Nacional do Guarda-Vidas

Anualmente, nesta data, comemoramos o Dia Nacional do Guarda-Vidas. Profissionais treinados para proteger e salvar pessoas em situações de perigo no mar, rios ou piscinas, evitando afogamentos e outros acidentes.

O mar sempre exerceu uma enorme influência sobre o homem, servindo-lhe como fonte de alimentos e de via de transporte, e, muitas vezes, como meio de defesa.

Com o passar dos tempos, o mar foi sendo utilizado  como fonte de lazer, e a procura por praias balneáveis foi acompanhada por tragédias de afogamento.

No Brasil, os primeiros Guarda-Vidas começavam a atuar em meados da década de 50, na região litorânea do Rio Grande do Sul. A atividade era realizada por voluntários da população litorânea, principalmente pescadores, que guarneciam a beira da praia de Tramandaí, obtendo como retribuição somente o reconhecimento do público por sua coragem e vontade de salvar.

Já no ano de 1970, curiosamente no dia 28 de dezembro, a Brigada Militar formava a primeira turma de policiais militares exclusivamente para o serviço de Guarda-Vidas, passando, desde então, a missão do salvamento ao Estado.

Em 1990 a atividade começava a ser coordenada e administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que tem como atividade precípua o salvamento de pessoas.

Esta será a 2ª Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul como instituição independente, sendo que na1ª Operação Verão (2017/2018) obtivemos diminuição recorde do número de salvamentos e afogamentos.

Para marcar o Dia Nacional do Guarda-Vidas foi realizada nesta manhã (28) solenidade de homenagem a estes nobres profissionais que se dedicam a salvar e proteger vidas. Na oportunidade, ocorreu também a abertura oficial da temporada de verão pelo SESC-RS, com a presença do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Coronel César Eduardo Bonfanti e demais autoridades civis e militares.

Se fizeram presentes guarda-vidas da região que participaram de uma competição de duatlhon, com as modalidades de corrida e natação realizados em quatro categorias: revezamento em duplas, masculino e feminino; e individual, masculino e feminino.

Consagraram-se campeões na categoria individual masculina: 1° lugar soldado Vargas, da praia de Torres, 2° lugar soldado Cardoso, da praia de Nova Tramandaí, 3° lugar soldado Vianei, da praia de Cidreira; categoria individual feminina: 1° lugar soldado Tairine, da praia de Arroio do Sal, 2° lugar Thalin, praia de Torres; na categoria  revezamento dupla: 1° lugar soldado Alcântara e soldado Kroth, da praia de Torres, 2º lugar soldado Ribeiro e Soldado Resler, da praia de Quintão, 3° lugar sargento Ederson e soldado Guedes de Imbé Sul.

Na ocasião, foi realizada também a formatura do Curso de Capacitação de Salvamento no Mar e em Águas Abrigadas (Balneários de água doce) de 298 guarda-vidas civis temporários. Dentre eles, estão 250 formados para atuarem em águas marítimas e 48 formados para águas abrigadas, os quais irão reforçar o efetivo e possibilitar a ativação de maior número de guaritas.

PARABÉNS A TODOS OS GUARDA-VIDAS, EM ESPECIAL AOS DO CBMRS.