11º BBM entrega certificados ao SCAB de Santo Cristo

11º BBM entrega certificados ao SCAB de Santo Cristo
11º BBM entrega certificados ao SCAB de Santo Cristo - Foto: 11º BBM/CBMRS

Nesta quinta-feira (19/8), o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB), regularizado, de Santo Cristo recebeu certificados de 50 horas aulas ministradas por instrutores do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (11º BBM) e pela psicóloga Bianca Scheid. As instruções foram uma iniciativa do próprio SCAB.

Com uma palestra sobre o importante tema "saúde mental na urgência, emergência e trauma", realizada pela psicóloga Bianca Scheid, encerraram as 50 horas-aula ministradas pelos militares do CBMRS aos Civis Auxiliares de Bombeiro de Santo Cristo. Segundo o Comandante do 11º BBM, Tenente-Coronel Venturella, a iniciativa do SCAB é um incentivo aos serviços civis de municípios vizinhos, como Cerro Largo e Porto Xavier. “Esta atitude valoriza a região de uma maneira importante, pois o SCAB regularizado é um braço importante do Corpo de Bombeiros Militar no atendimento da população em municípios mais distantes. É importante para a população e para o CBMRS, servindo de exemplo para todo o Estado”, finalizou.

Segundo o responsável pelo SCAB, Mallmann, que também é Sargento da Reserva da Brigada Militar, já estão programadas novas revisões em sala de aula para os dias 24 e 25 de setembro, na noite de sexta e o dia de sábado. “Teremos novos treinamentos ministrados pelo 11º BBM, de Santo Ângelo, tudo isso através do termo de cooperação assinado. O SCAB de Santo Cristo foi o primeiro regularizado, e o primeiro a receber um ABT doado pelo estado, o que nos dá orgulho”, complementou o Sargento Mallmann.

Na ocasião, estiveram presentes, ainda, o comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar, Capitão Silvano Oliveira Rodrigues, o comandante do Pelotão de Santa Rosa, 1º Tenente Claudir Mallmann, dos auxiliares de bombeiro do município, familiares e comunidade local.

O Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB)

Os bombeiros civis voluntários podem desenvolver atividades de bombeiro, somando-se ao efetivo das guarnições militares, desde que devidamente regularizados junto ao CBMRS. Para reforçar o serviço operacional, os integrantes de SCABs realizam treinamentos e instruções ministrados por militares do CBMRS, com custo zero aos participantes, tampouco aos municípios. No momento, existem 10 SCABs devidamente cadastrados e regularizados no RS, além de 23 em processo de regularização.

Para mais informações referentes ao SCAB e suas legislações, acesse no site do CBMRS, no menu Serviços e Informações, o link Serviço Civil Aux. de Bombeiro.

Texto: Soldado Leonardo Andrades/ACSP CBMRS
Fotos: 11º BBM/Santo Ângelo