Subcomandante-Geral passa para a Reserva Remunerada

Coronel Ruzicki assinou seu pedido de Reserva, que foi publicado neste dia 24 de março.

No dia 24 deste mês, o Subcomandante-Geral do CBMRS se despediu da Corporação. O Coronel Lúcio Alex Ruzicki está oficialmente encerrando suas atividades na Corporação e indo para a Reserva Remunerada, após 34 anos de efetivo serviço.

O Coronel Ruzicki incluiu ainda na Brigada Militar no dia 19 de fevereiro de 1987, como cadete na Academia de Polícia Militar e, em 2015, realizou o Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais. Após a desvinculação do CBMRS junto a BM, optou em fazer a transposição e seguir como bombeiro militar, onde assumiu como Subcomandante-Geral em 2019. Deste então o Coronel Ruzicki vem desempenhando suas funções contribuindo para o crescimento da Corporação.

Em uma carta deixada após a publicação da sua Reserva, o Coronel Ruzicki agradeceu as Instituições por onde passou, as amizades, e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Ainda, fez questão de agradecer ao Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Bonfanti, o qual foi seu colega de farda desde os tempos do 2º grau.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul agradece ao senhor, Coronel Ruzicki. Que seja o início de uma nova jornada, de muita saúde e sucesso!

Abaixo, a carta deixada pelo Coronel Ruzicki, na íntegra.

“Existem diversas profissões, ocupações, fazeres...
Mas ser militar é diferente.
O militar tem limites para agir, mas não pode ser limitado quando tem uma missão.
O militar vive a rotina de sua instituição, ainda que seu trabalho, muitas vezes, não estabeleça rotinas.

Vive a vida da corporação, não acompanha vivências de sua família.
Entrega-se a uma identidade que lhe deixa impregnado, via de regra muito jovem. Respira possibilidades de ação, maneiras de agir dentro da legalidade, vê a realidade de todas as esferas sociais com olhos de segurança, percebe as diferenças e junto com estas, as suas limitações concretas em construir uma sociedade diferente.

Vive uma vida vestindo sua segunda pele, a farda. A roupa que lhe diferencia e promove a herói (ou não) é absorvida na sua caminhada, o que faz e pensa sob aquela armadura queima sua carne e marca sua alma.

Durante a carreira, sempre diversos altos e baixos, dificuldades, distâncias, afastamentos, aproximações, metas, planejamentos, chutes, cabeceadas, sucessos e a falta dele também. Perdas, desgastes, esquecimentos... esquecemos de nossa natureza, das nossas necessidades e lembramos apenas do que precisamos fazer.

Ser militar é isto, é assim. Foi embarcar em uma viagem ainda adolescente, atravessar alguns destinos, descer em diversas estações, conhecer o nosso Estado e desempenhar diversas funções como Oficial da Brigada Militar, o Policiamento Ostensivo, desde a operacionalidade passando pela atividade meio, na Academia de Polícia Militar e na Gestão no Estado Maior da daquela Corporação que me proporcionou inclusive ser Vice Diretor e Chefe de Segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.

Já no Corpo de Bombeiros, após a possibilidade de mudar de embarcação na reta final da viagem, fui primeiro Corregedor-Geral, estruturando a Corregedoria, Diretor do Departamento Administrativo, Diretor do Departamento de Prevenção e Diretor da Academia de Bombeiros, chegando a Subcomandante-Geral. Sempre com o mesmo propósito, alcançar uma posição de comando, ter a certeza de que fiz o melhor e organizar a nova fase da minha trajetória.

No dia 24 de março, deixei de ser o que fui nos últimos 34 anos, militar. Aluno Oficial, Aspirante, 2° e 1° Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel, atingindo o topo da carreira na função de Subcomandante-Geral do CBMRS.

Gratidão a todos que de alguma forma participaram do meu amadurecimento pessoal e profissional. Ao Comandante-Geral, Coronel Bonfanti, meu colega de 2° Grau, de Curso de Formação de Oficiais e agora compartilhando o Comando do Corpo de Bombeiros.

Um especial agradecimento, aos que serviram de base para que tudo fosse possível, meus filhos Ana Lucia, Ana Letícia, Antônio Alex e Alice e a minha esposa Andrea Friedrch Ruzicki pela compreensão, pela paciência e sabedoria em conduzir nosso lar e nossa família de forma tão brilhante nas minhas ausências.

Aos meus colegas de farda, continuo à disposição, desejando êxito na missão e a certeza de que em breve nos veremos.

Tudo que aprendi, o conhecimento que adquiri, as amizades que fiz, permanecerão comigo.
Fraterno abraço.”

Lúcio Alex Ruzicki – Coronel RR