CBMRS recebe atualizações no Sistema de Gerenciamento Operacional da Corporação

Atualizações no sistema de gerenciamento operacional do CBMRS já estão valendo.
Atualizações no sistema de gerenciamento operacional do CBMRS já estão valendo. - Foto: CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS ), na data de 30 de janeiro de 2023, lançou a nova versão do sistema de gerenciamento operacional da corporação. A atualização, fruto de um trabalho de um ano, conta com um novo visual moderno e voltado ao usuário, permitindo que o sistema seja facilmente operado em dispositivos móveis. A migração melhorou a produção e inserção de dados, bem como a confecção de relatórios, dentre diversas outras melhorias, inclusive na segurança dos dados armazenados.

Os sistemas gerenciais e193 e e-bombeiro, que contam atualmente com 487.984 (quatrocentas e oitenta e sete mil novecentos e oitenta e quatro) ocorrências minunciosamente cadastradas, tiveram origem no ano de 2015, através da cedência do código livre pelo CBMSC. Esses registros proporcionam acompanhamento em tempo real da atividade operacional, bem como proporcionam uma gestão baseada em dados concretos e científicos de toda a atividade operacional do CBMRS, essencial à tomada de decisão em todos os níveis gerenciais da corporação

Melhorias efetuadas:

Melhorias não visuais: Atualização de bibliotecas, Atualização da base de aplicações, Atualização de Segurança, Melhoria no sistema de controle e auditoria, Impede o travamento do sistema em caso de tempo de consulta exceder a um minuto;

Módulo Cadastro: Criado o ‘Meu Cadastro’ para gerenciamento apenas dos seus dados; Criado o ‘Gerenciar Cadastros’ para Supervisores; Criado o menu Firecall com o Cadastro de Destinos complementar a aplicação Firecall que logo será disponibilizada; Criadas restrições de unicidade em bairros e logradouros, aglutinando duplicidades;

Módulo Guarnição: Remodelado cadastro de guarnição visando celeridade da inserção; Incluído botão de visibilidade local e global de viaturas; Melhoria na validação para inserção de mesma função em diferentes horários, Caixas de combinação com função de procura; Tabela que relaciona a GU agora agrupa por Obm, VTR e exibe o intervalo.

Consulta de Guarnição: deleta pela data de inclusão, não do intervalo de serviço. (Útil para cadastros póstumos).

Fechamento de Ocorrências: foi remodelado, agora em passos de telas da 1 a 5, sendo o preenchimento dos campos salvo para fechamento posterior caso seja interrompido por ocorrência; Validação inteligente e interativa; Inserção de Pessoas e Viaturas agora permite alterar; Melhorias nos componentes e interface.

Ocorrências: Gerar Certidão e Rel. Ocorrências, Limitado tempo de consulta a 31 dias;

Módulo Praia/Op. Verão: Criado o “Meu Cadastro Guarda-Vidas” para gerenciamento apenas dos seus dados; Criado o ‘Gerenciar Guarda-Vidas’ para Supervisores; Ocorrências Novo Registro de Salvamento e Cons./Alt. Registro; Remodelado em passos do 1 ao 5; Validação inteligente e interativa; Inserção de GU agora permite alterar.

Prevenção: Criança Perdida e Lesão Causada Aguá Viva; Removido data inicial e final para apenas o dia atual; Agora os campos carregados preenchem com os valores cadastrados anteriormente; Permissão de alteração apenas para o dia e 48 horas retroativas.

Módulo Relatórios: Criado o relatório Viatura e Baixa de viaturas; Remodelado o componente de exibição das informações, permitindo exportar dados em diferentes formatos;

Módulo Administração: Criado Relatórios Administrativos; Criado Relatórios Auditoria.

SCAB: Adaptado o perfil SCAB para as janelas que serão utilizadas.

Texto: CBMRS