Mãe visita bombeiros que salvaram seu filho em Santa Cruz do Sul

64581083 2311021752319231 1544310114670870528 o
Por Assessoria de Comunicação Social do CBMRS

2019 será um ano inesquecível para Ana Paula Pereira, 38 anos. Não só pelo nascimento de seu filho Pedro Henrique Pereira Borges, mas pelo fato de seu filho ter sido salvo pelos bombeiros no sábado (15/6). Em reconhecimento a dedicação e profissionalismo, ela foi visitar o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, na tarde de terça-feira (18/6).

Emocionada, Ana agradeceu os bombeiros, pela sensibilidade e tranqüilidade que demonstraram no acolhimento ao telefone até o atendimento em sua residência. "Se não fosse a orientação por telefone e eles aqui, eu não teria condições de ajudar meu filho sozinha. Só sentindo na pele para saber o que a gente passa. Eu acho muito bonita essa capacidade que os bombeiros têm de salvarem vidas" relata a genitora comovida.

No dia do fato, o soldado Maikel Nunes Marquardt atendeu a ligação de Ana, chorando, a mãe informou que seu filho estava engasgado com leite e não estava respirando direito. Sem perceber, a mãe desligou o telefone. Enquanto o soldado Marquardt avisava a equipe de plantão sobre a ocorrência no bairro Várzea, o 2º Sargento João Antônio Cides, retornou a ligação e iniciou a orientação das manobras de Heimlich. No local, o 1º sargento Rodrigues fez o atendimento pré hospitalar e conduziu, mãe e filho ao Hospital de Santa Cruz.

Casos como o de Pedro são comuns na rotina dos bombeiros gaúchos. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul recomenda: Coloque o bebê com a barriga para baixo, apoiada em cima do seu braço. Faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes!

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente! Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado. Em adultos ou crianças conscientes, posicione-se por trás e abrace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima até que a vítima elimine o corpo estranho.

Texto: Sd Kelly - ACSP

Fotos: Sd Morgana - 6º BBM