CBMRS realiza treinamento para o trabalho com cães em Santa Maria

CBMRS realiza treinamento para o trabalho com cães em Santa Maria
CBMRS realiza treinamento para o trabalho com cães em Santa Maria - Foto: CBMRS
Por ASCOM E CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) realizou, nos dias 15 e 16 de janeiro, em Santa Maria, um treinamento para o trabalho cão auxílio de cães. A atividade reuniu servidores do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), com sede na cidade da Região Central, e do 6º BBM, de Santa Cruz do Sul.

No dia 15, os bombeiros militares do 4ºBBM abordaram a rotina no canil, apresentando as demandadas do 4ºBBM, como por exemplo, as ocorrências de busca e salvamento e áreas no Estado do Rio Grande do Sul atendidas pelo 4ºBBM no ano de 2019. O treinamento ocorreu na FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), onde houve demonstração das habilidades dos cães em meio a vegetação densa da mata nativa e de reflorestamento, simulando a localização de pessoas perdidas em meio a vegetação. O cão deve superar os obstáculos naturais, localizar a vítima e ficar latindo até a chegada de seu condutor.

Durante uma busca no meio rural, por exemplo, a habilidade de faro aguçado de um cão possibilidade que ele desempenhe o trabalho de 40 homens em relação à área de cobertura, o que diminui em muito o tempo resposta no trabalho de procura.

No dia 16, a tarde foi dedicada a cinoterapia, projeto existente dentro da corporação desde dezembro de 2017. Nesse dia os bombeiros militares do 6ºBBM tiveram a oportunidade de acompanhar os militares estaduais nos corredores do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), no CTCriC (Centro de Tratamento de Criança com Câncer) e atendimento psicossocial da unidade hospitalar, demonstrando as inúmeras atividades em que os cães podem ser empregados.

Por isso, o treinamento constante para ampliar o entrosamento entre os bombeiros militares e seus companheiros peludos de quatro patas é fundamental. A capacitação tem o objetivo de nivelar o conhecimento entre os cinotécnicos, de forma a prestar um serviço ainda mais qualificado à comunidade gaúcha.