CBMRS realiza ações na Semana de Prevenção de Afogamentos

Ações do 9º BBM na Semana de Prevenção de Afogamentos

Durante toda a Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos, datada entre os dias 24 e 30 do mês passado, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou diversas atividades em todo o Estado. As ações visam a conscientização da importância da prevenção para a redução das mortes por afogamento e a prevenção de acidentes em meio aquático.

Foram realizadas atividades teóricas e práticas relativas a prevenção de afogamentos em escolas da rede Municipal e Estadual de Ensino, locais de risco (lagoas), escolas de natação, Grupos de Escoteiro, e Associações e população em geral. Aproveitando a oportunidade, foram realizadas palestras nas escolas contempladas no Programa Institucional Bombeiro na Escola, com informações objetivas com dados sobre afogamentos e orientações quanto a prevenção a acidentes tanto em praias como no ambiente residencial. Para tal, houve o emprego de Viaturas leves, material demonstrativo da atividade de Guarda-vidas (Pés de pato, Boia, Flutuador e Cinto Guarda Vidas) dos Pelotões de Bombeiro Militar e Material disponibilizado pela Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Os participantes foram receptivos às abordagens, demonstraram interesse e curiosidade sobre o assunto proposto, o que possibilitou a interação, o esclarecimento de dúvidas pertinentes e passar informações quanto ao cuidado ao banhar-se em rios e lagos. As atividades foram muito elogiadas por todos. As atividades desenvolvidas oportunizaram que fossem feitos questionamentos e desencadearam a curiosidade pelo conhecimento, reflexão e mudança de hábitos.

O CBMRS teve, também, a oportunidade de participar do I Simpósio Latino-Americano de Prevenção Contra Afogamento, em Cascavel, no Paraná. Representando a corporação, o Major Marcelo Carvalho Soares ministrou uma palestra com o tema “Ações preventivas do CBMRS contra afogamentos”. Além disso, ele também realizou uma oficina sobre prevenção de afogamentos em piscinas (Piscina + Segura). O evento, promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cascavel (PR).

Estas ações têm como resultado não só a redução na mortalidade, como também na morbidade (lesões decorrentes da doença) por afogamento. Embora o ato de prevenir possa aparentemente não transparecer apara a população como “heroico”, são eles o alicerce da efetiva redução na morbi-mortalidade destes casos. Embora, ainda haja muito a aprender sobre o assunto, Prevenir é fundamental e prioritário se tratando de afogamento.