CBMRS promoverá certificação estadual de binômios em Santa Maria entre terça e sexta-feira

Aviso de Pauta
Aviso de Pauta - Foto: SSP/RS

A Câmara Técnica de Cinofilia do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) promoverá a certificação dos cães e dos cinotécnicos que conduzem os caninos em operações de busca, salvamento e resgate em enchentes, estruturas colapsadas e em condições climáticas adversas. As provas acontecerão no período de 3 a 6 de agosto, em Santa Maria, e terão participação de 21 cães e 17 militares, que formam 21 binômios (dupla bombeiro e cão) – há bombeiros que irão realizar os exames com mais de um animal.

O início da programação, nesta terça-feira (3/8), às 14h30min, no São José Hotel e Centro de Eventos, será aberto à imprensa, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, como o distanciamento social e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

Labrador, Pastor Alemão, Boiadeiro Australiano, Pastor Belga Molinois, Border Collie, Bloodhound, Labrador Retriever e Pastor Holandês são as raças dos cães que formam os binômios com os bombeiros militares inscritos para as provas da certificação estadual na edição de 2021. A avaliação é constituída por testes de obediência, busca rural e urbana de pessoas e restos mortais.

A programação do exercício de avaliação e certificação de binômios inicia com a apresentação dos membros da câmara técnica e reunião dos oficiais e praças avaliadores. Posteriormente, ocorre a apresentação dos candidatos à certificação e inspeção sanitária dos cães por médicos veterinários. Essa é a etapa que ocorre nesta terça-feira.

Na sequência da semana, as provas de obediência serão realizadas no próprio hotel e as avaliações de de busca rural e urbana na Ecosanta Gestão Integrada de Resíduos Ltda e na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), que cederam os espaços ao CBMRS.

Aviso de pauta

• O quê: certificação estadual dos binômios do CBMRS
  • Quando: terça-feira (02/08), às 14h30min.
  • Onde: São José - Hotel e centro de eventos (Rua Aron Fischman, 911 - Dom Antonio Reis, Santa Maria, RS).

Texto e edição: Ascom SSP