CBMRS participa do IX Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM)

O evento é considerado o maior encontro de bombeiros da América Latina e aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2019, pel

CBMRS participa do IX Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM)
Por ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E PARLAMENTAR - Fotos Wilson Cardoso/Abergs

A tradição do SENABOM o coloca como um importante acontecimento entre as corporações bombeiro militares de todo o Brasil. O evento reuni mais de três mil bombeiros militares, policiais militares, outros profissionais da segurança e representantes de empresas ligadas à prevenção de acidentes de todo o mundo. No SENABOM 2019 além de uma vasta programação técnica, palestras, apresentação de trabalhos científicos e discussões sobre operações de resgate, aproveita-se a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências – FIPIE, com a exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), trajes para combate a incêndio e o que há de mais moderno para o trabalho desenvolvido pelos bombeiros no mundo.

Nas apresentações de artigos científicos, dois trabalhos representaram o CBMRS.  Um deles foi a "A Deturbação da auto imagem dos bombeiros após a tragédia da Boate Kiss", de autoria de Ariane Garcia, Luciane Ribeiro Rodrigues e Cristiane Sperling Elesba. A apresentação ficou sob a responsabilidade da Soldado Ariane. E o artigo científico, "Responsabilidade jurídica do Corpo de Bombeiros Militar e do Responsável Técnico em Segurança Contra Incêndio no Rio Grande do Sul: Uma análise à luz da Lei Complementar Estadual n.º 14.376/2013 e sua regulamentação", sendo os autores o Tenente Coronel QOEM Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, Capitã QOEM Lisiane Coelho Nunes e o 1º Tenente QTBM Luis Augusto Braatz, foi apresentado pelo 1º Tenente Braatz.

Na prova Bombeiro de Aço 2019, o 1º lugar da categoria feminina (18 ao 30 anos) foi conquistado pela 2º Sgt Caroline Maria dos Santos do CBMRS. Na categoria masculina, competiram os soldados Rafael Guterres Miranda e Elton Dácas. Composta por uma sequência de quatro fases com obstáculos de dificuldade variável, percorrido pelos competidores de forma ininterrupta, no menor tempo e com menor quantidade de erros, e em obediência aos critérios e parâmetros definidos no regulamento similar ao padrão mundial. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel César Eduardo Bonfanti, prestigiou o evento assim como autoridades militares e civis de todo o País.