Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CBMRS participa de Treinamento Coordenado pela CAGE/SEFAZ-RS

Publicação:

CBMRS participa de Treinamento Coordenado pela CAGE/SEFAZ-RS
CBMRS participa de Treinamento Coordenado pela CAGE/SEFAZ-RS
Por Texto e Foto: CAGE/SEFAZ

O CBMRS, por meio da Seção de Controle Interno e da Divisão de Logística e Patrimônio, participou de treinamento sobre o sistema APE (Administração do Patrimônio do Estado) e CUSTOS/RS, e seus desdobramentos, realizado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado da Secretaria da Fazenda (CAGE/SEFAZ-RS).

Na atividade, coordenada pela Divisão de Custos e Controles Especiais (DCC) da CAGE, foi convidado a palestrar o Sr. Alberto Vargas, Chefe da Divisão de Bens e Móveis, do Departamento de Administração do Patrimônio da SEPLAG (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão), que trouxe esclarecimentos sobre as funcionalidades do APE. A Chefe da DCC, Auditora Liege Campos, esclareceu aspectos em que há integração entre dados do APE e do CUSTROS/RS, e como solucionar problemas de conflito entre os sistemas.

O APE vem sendo projetado desde janeiro de 2014, financiado com recursos do BID – PROFISCO. O desenvolvimento foi iniciado em 2016 e as implantações na Administração Pública ocorreram nos exercícios de 2017 e 2018. Está em andamento o módulo inventário, que simplificará muito essa atividade pela Administração. Mesmo já existindo normativos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da CAGE, que determinam o registro da depreciação, o Estado ainda não o faz, por uma falha no sistema APE, que está em fase de correção. Assim, os lançamentos da depreciação devem ocorrer ainda este ano, retroativamente à 01/01/2019, conforme definição da CAGE e MSTECH, desenvolvedora do sistema APE. 

Liege Campos avaliou como positiva a participação dos cerca de 40 servidores, de diversos órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual, que trouxeram, experiências e dificuldades do dia a dia e que muito agregou para todos os presentes enriquecendo o evento.

A DCC/CAGE investe na orientação dos participantes dos Grupos Setoriais de Custos, visando a qualificação das análises dos custos nas diversas unidades.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS