CBMRS forma primeira turma de Capitães da Corporação

Os 53 novos Capitães atuarão em todo o Estado

CBMRS forma primeira turma de Capitães da Corporação
CBMRS forma primeira turma de Capitães da Corporação - Foto: 2º Sargento PME Luís Corso/CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na manhã desta sexta-feira (22/7), a solenidade de Formatura do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM), no Ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre. A cerimônia de encerramento do 1º CSBM da Corporação teve a formatura de 53 Capitães da Turma Dom Pedro II, e faz parte do processo de reposição do efetivo do CBMRS.

O Curso, que teve seu início em 31 de maio de 2021, com carga horária de 2.739 horas-aula, foi realizado pela Academia de Bombeiro Militar abrangendo disciplinas como direito aplicado a função, defesa civil, administração pública, gestão de pessoas e de recursos financeiros, combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e animais, atendimento pré-hospitalar, dentre outras.

Ainda, de forma inédita, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da escola de engenharia, os formandos realizaram o primeiro Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio em Edificações e Áreas de Risco, com 360 horas-aula. O corpo docente foi composto por professores da UFRGS, do Corpo de Bombeiros Militar e por bombeiros militares de outros estados da federação, propiciando todos os conhecimentos necessários para o desempenho das atribuições inerentes ao licenciamento e fiscalização das edificações em segurança contra incêndio.