CBMRS forma 156 novos Soldados da Corporação

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Rodrigo Ziebell

Na tarde desta terça-feira (10/9), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 156 novos soldados da Corporação. Realizada no Ginásio do Gigantinho, a cerimônia contou a presença do Governador do Estado em Exercício, Delegado Ranolfo Vieira Junior, sendo presidida pelo Comandante-Geral do CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti.

Os formandos do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar (CBFBM), instituído como atividade de formação para ingresso na carreira de nível médio, passaram por quase sete meses de aperfeiçoamento, cumprindo 1.368 horas-aula, abordando disciplinas de busca terrestre, aquática, técnicas de combate a incêndio, suporte básico de vida, segurança e prevenção de incêndios, proteção e defesa civil, dentre outras áreas de conhecimento. De forma descentralizada, as cinco turmas de soldados do Curso Básico de Formação tiveram seu treinamento nos municípios de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.

A solenidade foi marcada, pela entrega da Medalha ao Primeiro Colocado do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar ao Soldado Gabriel Pereira Nunes, melhor colocado entre os 156 formandos, com média final de curso 9,606. Ainda, foi realizada a entrega de Comendas do Corpo de Bombeiros Militar – honraria concedida como reconhecimento a personalidades pelos seus bons serviços prestados à Corporação.

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Rodrigo Ziebell
Foram agraciados com a Comenda do CBMRS o Paraninfo da turma, Governador do Estado em Exercício, Delegado Ranolfo Vieira Junior; o Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto; o Superintendente Regional da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, Delegado Alexandre da Silveira Isbarrola; o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rafael Sila dos Santos; o Secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; a Chefe de Polícia Civil do Estado, Delegado Nadine Tagliari Farias Anflor e; o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade.

Em um dos momentos mais emocionantes para os formandos, o orador da turma, Soldado Mateus de Souza Rodrigues, ressaltou sua satisfação em ter sido escolhido para falar em nome de seus colegas: “Ao longo de vários meses de intenso treinamento físico e intelectual nos polos de treinamento de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul, hoje colhemos os frutos daquilo a que muito se dedicaram, superando obstáculos, não sucumbindo às primeiras dificuldades e desistindo daquilo que durante esta jornada tanto almejaram: tornarem-se bombeiros militares”.

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Rodrigo Ziebell

Ao final da Solenidade, formandos, familiares e amigos dos militares celebraram a conclusão do Curso Básico de Formação com o tradicional batismo da Corporação! Os novos Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado receberam o banho que representa a conclusão desta etapa inicial em suas carreiras.