CBMRS e ABERGS prestam homenagem ao CBMSC

CBMRS e ABERGS entregam homenagem ao CBMSC

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e a Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), prestaram homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) pelo apoio desprendido em prol da emancipação da Corporação gaúcha, concretizada através da Emenda Constitucional 67, em 2014. A homenagem ocorreu através de uma placa, a qual foi entregue no dia 31 de janeiro, quinta-feira, em Florianópolis, no Centro de Ensino da Polícia Militar por ocasião da formatura alusiva a promoção de Oficiais e Praças do CBMSC e da PMSC.

Emancipado da Polícia Militar desde 2003, o CBMSC ocupou lugar de destaque durante os movimentos que culminaram com a emancipação do CBMRS da Brigada Militar, tendo inclusive enviado Oficiais ao nosso estado visando a transferência de conhecimento visando pavimentar o caminho da criação, e agora estruturação, do CBMRS.

O comandante-geral do CBMSC, coronel BM João Valério Borges, em seu discurso enfatizou que: “Somos muito agradecidos com esta homenagem prestada pelo CBMRS e pela ABERGS à SC, ficamos muito felizes com a integração que temos que já vem de longa data. Aproveito para mandar um abraço para todos os bombeiros militares do RS, ao comandante, coronel Bonfanti, e dizer que nós em SC estaremos sempre prontos para ajudar e apoiar os nossos irmãos gaúchos. É uma honra muito grande poder ser homenageados aqui em território Catarinense, e isso reforça ainda mais essa parceria, estabelece um vínculo ainda mais forte entre o CBMRS e o CBMSC. Muito obrigado a todos do RS pela homenagem e dizer que estaremos sempre prontos para ajudar quando for preciso”.

CBMRS e ABERGS entregam homenagem ao CBMSC

O governador do Estado e coronel BM da Reserva Remunerada, Carlos da Silva Moisés, destacou a satisfação pela honraria: “Como governador do Estado e na condição de egresso do CBMSC, fico muito feliz, satisfeito por esta honraria ser entregue aqui, o que demonstra parceria que os Estados brasileiros têm entre si no que diz respeito aos bombeiros militares. A cooperação que SC promoveu junto ao processo de emancipação dos bombeiros no RS, que hoje tem sua autonomia, nos garante que os bombeiros seguirão um excelente caminho na melhoria dos seus serviços, no grau de eficiência porque esta é uma experiência que deu certo em todo o Brasil, apenas dois Estados hoje não seguem este caminho”, disse o governador afirmando que entende que esta é uma bela parceria entre os Estados. Finalizou ainda em seu discurso oficial: A vinda dos bombeiros militares do RS enaltece SC e nos tornar cada vez mais presentes em todos os Estados para promover estas cooperações, além de também receber apoio dos outros, já que SC tem muitos eventos climáticos e não é impossível que um dia SC precise do apoio dos senhores, a cooperação e irmandade entre os bombeiros militares é extremamente salutar e o Brasil é uno”.

O CBMRS foi representado neste ato pelo coronel Alexandre Teixeira Santos, Corregedor-Geral da Corporação.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABERGS, com informações do CBMSC

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.