Apresentação de efetivo e entrega de viaturas e equipamentos ao CBMRS
Apresentação de efetivo e entrega de viaturas e equipamentos ao CBMRS - Foto: Guilherme Pignone - ACS/CBMRS

Na manhã desta quinta-feira (07), aconteceu a Solenidade de apresentação do novo efetivo e entrega de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). A cerimônia ocorreu no Complexo do Comando-geral e Academia de Bombeiro Militar.

A solenidade apresentou os novos 182 soldados da Corporação, que a partir de agora, passarão a integrar as diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, representando um incremento de recursos humanos mais qualificado e consciente das responsabilidades de prestarem um serviço cada vez melhor à comunidade. Há de ressaltar o esforço do Governo do Estado, bem como da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Comando-geral do CBMRS, em chamar todos os aprovados no concurso para bombeiro militar de 2014. Não fosse o empenho dos órgãos responsáveis, a Instituição deixaria de contar com esses novos militares nas suas trincheiras.

Apresentação de efetivo e entrega de viaturas e equipamentos ao CBMRS

Foi realizada também a entrega simbólica de 2 caminhões autobomba tanque, com capacidade para 5mil litros d'água, 1 caminhão autobusca e salvamento, dotado de guindaste para 3mil quilos, e tanque de 3mil litros d'água; 1 sistema móvel de fornecimento de ar respirável; 3 contêineres destinados a guarda de materiais e equipamentos, oficina mecânica de primeiro escalão e arquivo da divisão de prevenção contra incêndio; 2 canhões monitor portátil para combate a incêndio de grande proporção, com vazão de 4.500 litros de água por minuto; 4 botes infláveis com fundo desmontável para uso das atividades de busca e retirada de vítimas em alagamentos e; 250 equipamentos de proteção individual, oriundos da áustria. É importante salientar que o investimento feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com interveniência do CBMRS, em convênio com a Infraero, totaliza R$ 3.821.636,00.

Apresentação de efetivo e entrega de viaturas e equipamentos ao CBMRS

Logo após a entrega dos materiais e viaturas, militares do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Porto Alegre realizaram uma breve demonstração da utilização dos equipamentos do sistema móvel de fornecimento de ar respirável e do canhão monitor portátil para combate a incêndio de grande proporção.

Estiveram presentes na solenidade o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, José Ivo Sartori, a primeira-dama do Estado, senhora Secretária Maria Helena Sartori, o secretário de Segurança Pública, senhor César Augusto Schirmer, o deputado Bombeiro Bianchini, representando o Presidente da AL do Estado, os Prefeitos de Bagé e Guaporé, o vice-prefeito de Viamão, o representante da Prefeitura de Porto Alegre, o Chefe da Polícia Civil, o Superintendente da SUSEPE, a Diretora do IGP, o Secretário Adjunto da SSP, o comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Valinodo Pereira, o subcomandante-geral, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, o Chefe de Gabinete da Brigada Militar, a Banda de Música da Brigada Militar, autoridades Civis e Militares.