Reunião no 10º Batalhão de Bombeiro Militar trata do apoio entre Brasil e Uruguai na zona de fronteira

O apoio mútuo na área de bombeiro e defesa civil foi discutido em Jaguarão, na reunião do Comitê Binacional de Fronteira de Intendentes e Prefeitos Brasil-Uruguai nesta segunda-feira (14). O Ajuste Complementar ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios para prestação de Serviços de Assistência de Emergência e Cooperação em Defesa Civil foi celebrado em 07 de novembro de 2013 pelos dois países, contudo ainda não foi homologado pelo Poder Legislativo Brasileiro.

Na oportunidade o major Max Meincke, comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), representado o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), participou da mesa de abertura, salientando a tradição de apoio operacional entre Brasil e Uruguai na área de bombeiro e que a homologação do Ajuste dará segurança jurídica para as atuações de emergência na linha de fronteira entre os dois países.

O prefeito do município de Jaguarão, Dr. Favio Telis, que na mesma reunião recebeu do Intendente do Departamento de Rivera, Dr. Marne Osório, a presidência do Comitê Binacional, comprometeu-se e priorizar o tema na Agenda da Entidade. Além do Comitê Binacional, a homologação do Ajuste vem sendo tratado como prioridade pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Também participaram da reunião o Corpo Consular dos dois Países, Intendentes, Alcaldes e Prefeitos das Cidades de Fronteiras e outras autoridades. Pelo CBMRS, junto do major Max, participaram da reunião o major Gerson e 1º tenente Maia, do 3º BBM.